domingo, março 21, 2010

Lady Gaga ft. Beyoncé - Telephone



O mais novo clipe de Lady Gaga não me surpreendeu tanto quanto aqueles que aclamaram o clipe. Mas fato: mais uma vez, ela desempenhou seu papel bem de se promover e chamar atenção.
Desde a estreia da artista com o álbum The Fame, muitos já a apontaram como a sucessora de Madonna, a nova grande diva do pop e outras alcunhas mil. Para mim não passa de exageros. Claro que é um feito e tanto uma artista em menos de dois anos emplacar tantas músicas (seis, no total) e somente com um único álbum. Só que o que Lady Gaga traz de novo?
Convenhamos que a voz dela é bem normal para o padrão pop, não dança lá essas coisas, não é bonita, nem tem um corpo bem definido, mas sabe utilizar muito bem os vários elementos da cultura pop a seu favor. Nada dela é original, porém ela consegue trazer várias influências de artistas anteriores a ela, junta tudo e extravaza. E é com essa cartada que ela está conseguindo se destacar. Não basta uma músicas-chiclete dançantes; soma-se a isso os figurinos extravagantes e ações chocantes. Não os escândalos públicos, drogas, problemas com bebidas e afins, como fizeram algumas de suas antecessoras (ou pelo menos até o momento). A ideia é deixar de lado Stefani Joanne Angelina Germanotta e estar 24 horas na pele de Lady Gaga.
E é tudo isso que ela traz nesse novo clipe. Com um bônus: a presença de Beyoncé, outra diva do pop atual, devidamente caracterizada no mundo de Lady Gaga. É bacana as referências existe no clipe, como ao diretor Quentin Tarantino, por exemplo, mas nada de original. Clipes longos intercalado com interpretações e música já existiram aos montes, a começar pelo clássico Thriller de Michael Jackson. Mas ela resgatou algo que andava mal aproveitado no mundo da música pop.
E parece que a sina de Lady Gaga é essa: ir resgatar e redescobrir o que já foi inventado e acrescentar no seu caldeirão excêntrico. Qual será a próxima maneira dela chamar atenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário