segunda-feira, março 28, 2011

Sucker Punch - Mundo Surreal



Após a morte de sua mãe, Baby Doll (Emily Browning) é mandada para o manicômio por seu padrasto. No meio das alucinações que vivencia ali, ela tenta escapar juntamente com Sweet Pea (Abbie Cornish), Rocket (Jena Malone), Blondie (Vanessa Hudgens) e Amber (Jamie Chung).

E é nesses delírios que boa parte da narrativa de Sucker Punch se foca. Durante um pouco mais de 1 hora e meia de filme, vamos ver as belas garotas em poucos trajes, típicos da fantasia masculina, como roupas de colegial e lingerie, enfrentando cinco missões para conseguir a tão sonhada liberdade. Além do mundo ilusório que vivem, cada objetivo se reflete em uma batalha na mente de Baby Doll, que enfrenta samurais num Japão estilizado, além de lutar junto com as meninas contra nazistas zumbis, dragões, orcs, entre outros, como se cada um fosse uma fase de jogo.

Cheio de referências da cultura nerd, o filme traz diversas cenas típicas de mangás, animes, video games, RPG e ficção científica em que as belas lutam, atiram, resultando em um "girl power" bem apelativo.

E se você assistiu filmes anteriores de Zach Synder, diretor da película, de 300 e Watchmen, vai encontrar uma atmosfera sombria, além de alguns efeitos de lutas, já conhecidos de seu trabalho, e também encontrados aos montes em filmes pós-Matrix, como a famosa câmera lenta nos golpes e nas fugas de balas.

As cenas são praticamente um espetáculo a parte, mas houve tanto destaque para ilustrar os mundos imaginários, que a história ficou perdida. Esta praticamente se arrasta e já na metade do filme cada missão representada na mente de Baby Doll começa a se tornar enfadonha. E o drama da protagonista piegas mais a lição de moral no final de Sucker Punch ajuda a deixa-lo ainda mais fraco. Infelizmente, nem as belas garotas o salvam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário