quinta-feira, março 24, 2011

Gourmet, mangá de Jiro Taniguchi


Quando penso em comida japonesa, sempre me vem a cabeça o óbvio: sushi. Realmente nunca parei para pesquisar sobre a culinária desse país e também não tive oportunidade de ver alguma coisa diferente em minha cidade, onde geralmente só se vê sushi e temaki. No máximo um udon ou tempurá, que posso encontrar principalmente no Bon Odori anual. Além de que, como não frequento restaurante do estilo, é outro fator para o meu desconhecimento de outros pratos nipônicos. A curiosidade só apareceu ao ler Gourmet, mangá com roteiro de Jiro Taniguchi e desenhos por Masayuki Kusumi.
A história traz as aventuras gastronômicas de um vendedor pelo Japão. Em 18 capítulos, pouco se conhece do protagonista, de quem só saberemos algumas de suas características através das situações apresentadas. Não há linearidade entre cada parte, que traz um momento cotidiano, como comprar comida durante um jogo de beisebol ou fazer uma refeição enquanto se viaja de trem.

Através dessas pequenas experiências, descobre-se também, por meio do olhar do vendedor,  alguns costumes ligados a gastronomia da terra do sol nascente, a exemplo do preconceito de homens visitarem docerias sem estar acompanhados por mulheres. Além disso, os pratos são mostrados com detalhes, indicando os ingredientes que cada um leva. E é possível conhecer outros que são somente citados, mas que podem ser encontrados com maiores explicações nas páginas finais. Pena que alguns somente pude saber recorrendo a internet, já que nem todos possuem verbete no glossário.
Lançado pela editora Conrad em formato livro, o mangá possui uma boa edição (nada daqueles papéis jornais horrorosos presentes nos mangás em geral), ótima para guardar na estante. E destaque para o texto final de Jiro Taniguchi, que funciona como um capítulo a parte, porém sem ser quadrinizado, trazendo algumas de suas experiências com a comida que influenciaram no surgimento dessa história.

Um comentário:

  1. Eu li ano passado. Adorei. Mas não me prendi muito as comidas [que é sobre o que o livro trata] mas sim na rotina solitária desse vendedor viajante. Em trabalhar até tarde, sozinho, viajar sozinho, ir aos lugares sozinho. Os detalhes da vida dele. =)

    ResponderExcluir