terça-feira, maio 11, 2010

Palavra Encantada

Qual a relação entre a música brasileira, a poesia e a literatura?

O documentário “Palavra Encantada” de 2008 traz esse e outros questionamentos apresentando a história da música popular brasileira através da relação poesia e música. Todo essa discussão é pautada através dos depoimentos de Adriana Calcanhotto, Martinho da Vila, Chico Buarque, Maria Bethânia, Lenine, entre outros artistas. Alguns grandes compositores também estão presentes na conversa, como Paulo César Pinheiro e o poeta Antonio Cícero.

Difícil não se encantar com o misto de declamações de poemas, as músicas e declarações dos artistas. Uma forma bem interessante de conhecer um pouquinho mais da nossa história através da música e da poesia, relembrando o Tropicalismo, a Bossa Nova e diversos artistas importantes para a consolidação e popularização da música brasileira.

E o DVD ainda traz todas as entrevistas sem edição, ótimo para aqueles que querem ouvir mais o seu artista preferido ou saber outras questões levantadas, que, entretanto, ficaram de fora na edição final do filme. Já o segundo DVD (no caso da edição dupla, que foi a que tive acesso), tem uma seleção e montagem especial do documentário separado por temas discutidos na película para facilitar no uso desse trabalho em sala de aula. Uma ideia bacana de utilização de “Palavra Encantada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário